ANTT

JORGE LUIZ MACEDO BASTOS

thumb01

Jorge Luiz Macedo Bastos é graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Augusto Motta. Possui pós-graduação em Gestão de Projetos, pelo Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais (IBMEC); em Gestão de Negócios, pela Fundação Getúlio Vargas; e cursou pelo Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes da Universidade de Brasília (UnB), o curso de Planejamento, Gestão e Controle dos Transportes Terrestres.

Sua experiência profissional registra atividades tanto no setor público como na iniciativa privada. Na Consultoria Ouro Preto, foi consultor sênior, atuando na área administrativa; na Associação Salgado de Oliveira, exerceu o cargo de assessor da presidência e foi o responsável pela implantação dos campus de Juiz de Fora, Belo Horizonte e Salvador; na Universidade Salgado de Oliveira, foi o diretor responsável pela implantação do campus de Brasília; no Senado Federal, atuou como assessor técnico dos gabinetes dos Senadores Wellington Salgado e Hélio Costa.

Empossado no cargo de diretor da ANTT, em setembro de 2010, promoveu importantes eventos de caráter nacional e internacional sobre a questão ferroviária brasileira, trazendo à agenda de debates do setor temas relativos ao transporte regional de passageiros e à padronização de sistemas de comunicação e sinalização. Sob seu comando, a ANTT concorreu ao prêmio internacional de Melhor Agência Governamental das Américas, em cerimônia que aconteceu em outubro de 2014, em Nova Iorque.

Após cumprir o seu primeiro mandato, durante o qual assumiu o cargo de diretor-geral em exercício na Agência (em 2013), Jorge Bastos teve indicação para recondução aprovada por unanimidade em sabatina na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal e referendada em votação no plenário da casa. A Presidência da República reconduziu Jorge Bastos ao cargo de diretor da ANTT, em fevereiro de 2014 e em abril de 2015 o nomeou para exercer o cargo de diretor-geral, com mandato até 2018.

 

Voltar ao topo