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ANTT automatiza novo serviço digital para cidadão

por ASCOM - Publicado em 04/07/2019 17h33. Última modificação em 04/07/2019 18h35.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) automatizou, recentemente, um novo serviço: “Obter autorização de viagem de caráter ocasional para o transporte rodoviário internacional de cargas”.

Anteriormente, o serviço “Solicitar modificação de frota de empresa brasileira para transporte rodoviário internacional de cargas” passou por esse processo de automação e já trouxe benefícios:

Para o cidadão:

  • Serviço de solicitação disponível 24h, 7 dias da semana;
  • Envio de cópia simples, por via eletrônica, de documentos;
  • Redução do tempo total de análise (tempo de recebimento e tramitação reduzido);
  • Permite a comunicação direta entre o cidadão e o analista em caso de pendência na documentação;
  • Acompanhamento do andamento do processo pelo próprio Portal;
  • Download de documentos emitidos.

Para a ANTT:

  • Redução do tempo da demanda na Agência: a demanda chega diretamente na área técnica sem passar pelo protocolo;
  • A ferramenta desenvolvida gera benefícios para área técnica, porque permite a gestão dos processos de trabalho: atribuição das demandas entre os analistas, chat com o cidadão em caso de pendência e Disponibilização de imediata da documentos de modificação de frota e viagem ocasional;
  • Envio automático de e-mails para pontos de fronteiras e organismos estrangeiros envolvidos.

Em breve, os benefícios também poderão ser avaliados para o novo serviço automatizado de "Viagem Ocasional".

Todos os serviços podem ser acessados por meio do Portal de Serviços do Governo Federal.

Histórico – A Agência disponibiliza 55 serviços oferecidos eletronicamente ao cidadão, no Portal de Serviços do Governo Federal. Com essa ação, a Agência fortalece o compromisso de desburocratizar a vida dos brasileiros e permitir mais agilidade na obtenção de licenças, consulta a multas e processos, autorizações, entre outros documentos fornecidos por essa autarquia.  

Os serviços, agora disponibilizados eletronicamente, de forma digital, têm como objetivo desburocratizar a vida do cidadão que passa a ter mais agilidade na obtenção de licenças, consulta a multas, processos, autorizações, entre outros documentos fornecidos pela agência reguladora, uma vez que serviços que chegavam a levar de 10 a 15 dias para serem solucionados e agora passam a ter prazos de dois a três dias.

A transformação digital também vai beneficiar empresas dos setores reguladores e fiscalizados pela ANTT, uma vez que foram disponibilizados serviços para as concessionárias da infraestrutura ferroviária e rodoviária, bem como para os transportadores de cargas e passageiros.

Para o cidadão, o portal facilita a consulta da situação dos transportadores de cargas e dos serviços de transporte de passageiros como exemplo, a consulta a veículos que prestam o serviço de transporte rodoviário interestadual. O usuário poderá saber se o serviço oferecido está dentro das normas ou se o transporte é clandestino, preservando assim, a sua segurança.

Os serviços da ANTT estão disponibilizados na categoria de Trânsito e Transportes. Para conhecer a relação completa dos serviços disponibilizados pela Agência, clique aqui.